quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Passeio pelo Centro histórico de São Paulo


Nosso passeio de segunda-feira dia 27/09/11, começou por volta das 20:15 fomos para o Centro Velho de São Paulo, pegamos a rua Cruzeiro do Sul em direção a Estação da Luz, subimos a passarela das noivas onde tiramos as fotos ao lado admirando as belas imagens vistas lá de cima.



Estação da Luz
A Estação da Luz é uma estação ferroviária localizada no bairro da Luz, na cidade de São Paulo, Brasil. Integra a rede de transportes sobre trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, com transferência gratuita para a Estação Luz do Metrô de São Paulo, sendo um dos seus mais importantes nós, visto que por ela passam ou estão próximas diferentes linhas de trem e metrô. A estação abriga ainda o Museu da Língua Portuguesa, uma instituição cultural ligada à Secretaria de Cultura do estado de São Paulo, inaugurada em 2006.



Descemos e paramos em frente a Estação da Luz fotografando mais algumas imagens , seguimos em frente para a Praça da Sé e Pátio do Colégio registradas nas fotos a seguir.

Relôgio de Nichile
Em 9 de fevereiro de 1935, o poeta Guilherme de Almeida publicou uma crônica, no Estado, sobre "um irônico monumento ao tempo: um relógio", que na época estava em construção na Praça Antonio Prado, no centro de São Paulo. Passados 72 anos, o tempo não conseguiu derrubar os 8 metros de granito e ferro em estilo clássico que seguram os ponteiros do "relógio de Nichile", instalado pelo publicitário Otávio de Nichile.

O monumento é o único que sobrou da série de relógios construídas pelo publicitário na região central da capital, em Santos e no Guarujá. E deve sobreviver também à Lei Cidade Limpa, graças a um dos artigos da legislação, que prevê a manutenção de peças publicitárias que se tornaram "ponto de referência" na cidade de São Paulo.

Mário Montini de Nichile, de 66 anos, "herdou" o relógio quando o pai, Otávio, ficou doente. "Desde a década de 1980 eu comecei a cuidar dele", conta o engenheiro, que perdeu em 31 de dezembro a renda da publicidade - o anunciante preferiu aguardar o posicionamento oficial da Prefeitura.

Segundo a diretora de Meio Ambiente e Paisagem Urbana da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), Regina Monteiro, a decisão sobre esse e outros 13 pedidos para manter peças publicitárias na cidade pode sair na quarta-feira, quando a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) se reúne para julgar os casos de exceção.

Nichile conta que, para provar o valor histórico do relógio, reuniu reportagens, rascunhos com o desenho original da peça, feito pelo pai na década de 1920, e cópias dos decretos que autorizaram o publicitário a usar o espaço público (de 1988) e que tombaram o relógio como "bem cultural de interesse histórico e tecnológico" (de 1992).

Enquanto a Prefeitura não decide se o relógio pode ter anúncio, o engenheiro afirma gastar R$ 1.500 por mês na manutenção do monumento. "Deixei o jardim para o Banco do Brasil (em frente à praça) cuidar." Ele diz que o dinheiro dos anúncios é usado quase integralmente na manutenção do relógio.

Os critérios para uma publicidade virar ponto de referência são: antiguidade (mais de 30 anos), referência para a cidade e harmonia com a paisagem. Para inscrever uma peça, é preciso mandar e-mail para cidadelimpa@emurb.com.br ou ir até a Subprefeitura mais próxima.
Marco Zero (Praça da Sé)
  O marco zero da cidade de São Paulo é um monumento geográfico localizado na Praça da Sé, zona central da cidade de São Paulo. O prisma hexagonal revestido de mármore representa o centro geográfico da cidade, onde todas as medições de distância situadas nas placas toponímicas da mesma são estabelecidas.

                   Marco Zero                   

Cada face vertical do miniobelisco, em concreto recoberto de mármore, representa seis importantes lugares, são eles: Paraná, Santos, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, cada um destes é simbolizado com uma gravura.





Em sua parte superior há uma placa de bronze que representa os principais pontos da cidade na época, como os rios Tietê e Pinheiros, a estação da Luz, a Faculdade de Medicina da USP, o Museu do Ypiranga (como era escrito na época) e as vias da urbe, por exemplo: a Rua Voluntários da Pátria na zona norte, a Rua da Consolação e a Avenida Paulista.
  
                                  
Marco Zero

Continuando nosso belo passeio seguindo em direção a Praça do Patriarca, depois fomos pedalar no  famoso Minhocão que fecha para os veiculos as 21:30 e pudemos nos  divertir de ponta a ponta nesse viaduto tão conhecido, voltamos para nosso ponto de partida com a alma e o corpo completamente revigorado, com a certeza que faremos mais passeios maravilhosos como esse.




Catedral da Sé

A Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé, localiza-se na Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo. É um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo. A catedral é o templo principal da paróquia de Nossa Senhora Assunção e São Paulo, criada em 10 de agosto de 1591.




Faculdade São Bento



A Faculdade de São Bento foi a primeira faculdade de Filosofia do Brasil. Localiza-se no Largo de São Bento, centro de São Paulo, junto ao Mosteiro de São Bento.
Foi fundada em 1908 e, após um período em que foi incorporada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), volta as suas atividades em 2002, com um novo curso de Licenciatura em Filosofia. Em 2008 a Faculdade São Bento completa 100 anos.

Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento, localizado no centro da cidade de São Paulo, no Largo de São Bento, próximo ao Vale do Anhangabaú, é um dos edifícios históricos mais importantes da capital paulista.
O conjunto todo é o Mosteiro de São Bento, o qual tem em sua portaria o principal acesso onde os monges que aí vivem em oração, ficam de prontidão a receber todos os hospedes e visitantes, acolhendo assim os que vem à vida de oração, retiro, ou procuram orientação espiritual ou confissão; nele há a clausura monástica, a Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção (elevada a esta dignidade em 14 de junho de 1922), onde há o coro para o ofício divino em rito monástico rezado diariamente pelos monges e a missa em rito romano é celebrada, ambos com canto gregoriano, e Colégio de São Bento e Faculdade de São Bento.
O titular do Mosteiro é Dom Abade Mathias Tolentino Braga, que, em maio de 2007, hospedou o Papa Bento XVI em sua primeira visita ao Brasil.




Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Uma familia disposta a levar quem estiver afim a passeios maravilhosos pelas ruas de São Paulo.